Adacir Reis - Presidente

Adacir Reis

É presidente do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia.

Graduado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo – USP.

Foi professor da Fundação Getúlio Vargas.

É autor do livro “Curso Básico de Previdência Complementar”, publicado pela editora Revista dos Tribunais, uma das obras jurídicas mais citadas por Desembargadores de Tribunais de Justiça e por Ministros dos Tribunais Superiores em julgamentos sobre previdência complementar.

Foi membro da Comissão de Juristas do Senado Federal para elaborar anteprojeto de Reforma da Lei de Arbitragem e Mediação.

Autor de diversos trabalhos em revistas especializadas e coautor de vários livros, dentre eles: “Previdência Complementar: Prática e Estratégia” (2019), lançado com as colegas Lara Corrêa e Ana Carolina Oliveira; “Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 anos da Legislação Federal” (2016); “Arbitragem e Mediação” (2015); A Inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar”(2013), juntamente com Ada Pelegrini Grinover e outros; “Fundos de Pensão – Aspectos Jurídicos Fundamentais“ (2009); “Fundos de Pensão e Mercado de Capitais” (2008); “IBGC – Uma década de governança corporativa”(2006) e “Brasil, tempos de crescer” (Apimec- 2005).

Como Secretário de Previdência Complementar, integrou o Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec), juntamente com os Presidentes do Banco Central (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Foi membro titular do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da Câmara de Saúde Suplementar (CSS).

Em conjunto com Marcílio Marques Moreira, ex-Ministro da Fazenda, e Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras, Adacir Reis coordenou o livro “Atualidade de San Tiago Dantas”. Tal obra faz parte da bibliografia básica oficialmente recomendada pelo Itamaraty para o concurso de diplomata.

É consultor jurídico e advogado.