Adacir Reis: Presidente do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia

Adacir Reis - Instituto San Tiago Dantas
Adacir Reis – Presidente do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia

O advogado Adacir Reis é presidente do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia.

Seu propósito maior à frente do Instituto é promover reflexões jurídicas para o desenvolvimento econômico do Brasil, buscando o entrosamento entre o Direito e a Economia.

“Precisamos aprimorar nossos institutos jurídicos para a modernização do capitalismo”, afirma Adacir Reis. 

Graduado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Direito Processual Civil, o advogado Adacir Reis cursou Negociação na London School of Economics e foi professor da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e em Brasília.

Adacir Reis foi membro da Comissão de Juristas do Senado Federal para elaborar o anteprojeto de Reforma da Lei de Arbitragem e Mediação, convertido na Lei 13.129/2015 (Reforma da Lei de Arbitragem) e Lei 13.140/2015 (Marco Legal da Mediação).

Reis é autor do livro “Curso Básico de Previdência Complementar”, publicado pela Editora Revista dos Tribunais, uma das obras jurídicas mais citadas por desembargadores de Tribunais de Justiça e ministros dos Tribunais Superiores em julgamentos sobre previdência privada.

Adacir Reis é autor de diversos trabalhos em revistas  especializadas e coautor de vários livros, dentre eles: Previdência Complementar: Prática e Estratégia; Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 Anos da Legislação Federal (Abrapp/ISTD); Arbitragem e Mediação; A Inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, juntamente com Ada Pellegrini Grinover, Lygia Avena e Maria da Glória Chagas Arruda; Fundos de Pensão: Aspectos Jurídicos Fundamentais; Fundos de Pensão e Mercado de Capitais; IBGC – Uma década de governança corporativa; Brasil, tempos de crescer.

Na condição de membro titular do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP)Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), Adacir Reis  acumulou experiência sobre a atuação dos órgãos reguladores em importantes áreas da economia brasileira.

Juntamente com os presidentes do Banco Central do Brasil (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência de Seguros Privados (Susep), Reis integrou, como Secretário de Previdência Complementar, o Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec), fórum institucional destinado a fortalecer a supervisão e a regulação da previdência privada, do mercado de capitais e do sistema financeiro.

Em conjunto com Marcílio Marques Moreira, ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e ex-ministro da Economia, e Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras, Adacir Reis coordenou o livro “Atualidade de San Tiago Dantas”. Tal obra, que integra a bibliografia básica oficialmente recomendada pelo Itamaraty para o concurso de diplomata, contou com depoimentos de ex-chanceleres como Mário Gibson Barbosa, Celso Lafer e Celso Amorim.

Além de sua dedicação ao Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia, Adacir Reis é advogado em Brasília.

Email: adacir@direitoeeconomia.org.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no skype
Compartilhar no telegram