Instituto San Tiago Dantas discute os desafios da recuperação de crédito
Para o advogado Adacir Reis, presidente do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia, em um cenário de baixas taxas de juros há enorme expansão do crédito privado. Portanto, as formas de proteção do crédito e de sua recuperação terão ainda mais importância, com destaque para as execuções judiciais, a recuperação de empresas e as execuções concursais.
As possíveis medidas atípicas nos processos judiciais, previstas especialmente no art. 139 do Código de Processo Civil, foram objeto de debates entre advogados e investidores institucionais presentes no café da manhã do Instituto de Direito e Economia.
Entre os desafios para se buscar maior eficiência na recuperação de crédito, o Instituto San Tiago Dantas discutiu a necessidade de disseminação da cultura do instituto da mediação extrajudicial, inclusive em processos de recuperação de empresas e falências, tendo como uma das referências a Lei 13.140/2015 e a Recomendação 58/2019 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
Durante o café no Instituto San Tiago Dantas, o Dr. Gilberto Gomes autografou alguns exemplares de seu livro Recuperação de Crédito – Prática e Estratégia.