COP 30, ENERGIA E RELAÇÕES BRASIL/ÁFRICA

Em debate promovido pelo “Observatório de Geopolítica” do GGN, o advogado Adacir Reis, presidente do Instituto San Tiago Dantas, e os professores universitários Natália Fingermann, Anselmo Otávio e Renata Albuquerque trataram da COP 30, dos desafios da transição energética e das potencialidades das relações entre Brasil e o continente africano.

O debate enfatizou a necessidade de superar estereótipos sobre o continente, compreender suas diversidades e fortalecer os laços históricos, políticos e econômicos entre Brasil e África.

Com 1,5 bilhão de pessoas, a África possui a população mais jovem do mundo. Em 2050, serão 2,5 bilhões, ou seja, 1/4 da população mundial será composta por africanos.

Com grandes desafios, potencial energético e de consumo, a África ainda aparece de forma estereotipada no noticiário mundial, mas sua realidade é bem mais diversa e permeada de iniciativas promissoras.

Durante os debates, Adacir Reis falou sobre o livro “Brazil and Africa: an Ocean Connecting the Future”, escrito por vários autores que abordam temas da diplomacia, do universo acadêmico e do mercado.

Para ver o debate, clique no VÍDEO ABAIXO e assista à íntegra das discussões.

5/5 - (2 votos)